Tatiana Duarte é performer e busca forças nos feminismos nômades, desenterrando algo que não foi dito: de um apagamento. Uma aprendiz que redescobre caminhos e fissuras. Doutoranda em Artes visuais pela UnB, mestra em Artes Visuais pela UFPel, licenciada em Teatro pela UFPel. Pesquiso os processos de criação e poéticas do cotidiano e coloco o corpo como suporte em performance. Desenterro algo que não foi falado: a escuta remove os apagamentos. Reencontro percursos e percorro territórios. Me coloco entre mapas e vias que pinçam pulsões do corpo ao longo do fazer e dos processos de criação, trazendo à tona as relações do cotidiano. Colocando entre mapas e vias que pinçam pulsões do corpo ao longo do fazer e dos processos de criação, trazendo à tona as relações do cotidiano e colocando o corpo como suporte. Diz redescobrindo, pois, as aberturas fazem trabalhar com o conceito de coisas-memória, trazendo um nomadismo como movimento de pensar relações com o não dito. Construindo as trocas e diálogos atrás dos encontros, cartografa ações, sons, fotografias e vídeos que fazem resistência às formas normativas, convencionalizadas e retangularizadas: tensionar os lugares de voz e do corpo.

2021. Luz Artifício de Tatiana Duarte. Exposição individual na galeria Brecha, promovido e com curadoria do Coletivo Engasga Gato (Pelotas-RS).

2021. Ar, na Mostra de Performance As Histórias Vista de Baixo, promovido pelo LGBTQ+FLIX com curadoria da RainhaKong (São Paulo-SP). 

2020. Performance e releitura em tempos de pandemia. Apresentada no festival virtual 'Tô aí!', promovido pelo Cubículo (Petrolina- PE).  

2020. A espera. Apresentada na 2ª Edição do Festival Internacional de Performances Mínimas Urbanas (Confinadas) en Vídeo, coordenado por Elia Torrecilla na Universitat Politècnica de València (Espanha).  

2020. Escalda Pés. Apresentado no MIZURA, encontro de performance no Amapá, coordenado e promovido por Nau Vegar: Amazônia, Arte e Performance (Macapá-AP).  

2020. Desamontoar. Apresentado no PASSION FOR PRIDE: online pride celebration through performance art, com curadoria de Satadru Sovan e Raphael Couto, promovido pelo coletivo de artista Hexxy Duxxy Box (Índia). 

2020. Habitar Espaços. Pilha, Exposto em CONTATO: 1º exposição internacional de arte portal da Galeria Vertical, promovido pelo Coletivo Engasga Gato. 

2020. Cacos e Galhos, exibido na exposição ensaio para o amanhã da Mostra Virtual Internacional, vinculada ao IV Seminário Internacional de Ensino da Arte e promovido pela Universidade Federal de Pelotas.  

2020. Bundalêlê, apresentada na exposição virtual "Com quantas carinhas na tela se faz uma live?", no dia 17 de outubro de 2020, promovido pelo arte coletivos conexões (Acocoré). 

2020. Mulungu, apresentada na exposição virtual "Erythrina mulungu Mart. Ex Benth.", no dia 24 de outubro de 2020, promovido pelo arte coletivos conexões (Acocoré). 

2020. Conexões, apresentada na exposição virtual "Periódico", no dia 31 de outubro de 2020, promovido pelo arte coletivos conexões (Acocoré). 

2020. Amapá, apresentada na exposição virtual "CIO", no dia 07 de novembro de 2020, promovido pelo arte coletivos conexões (Acocoré). 

2020. desenterrando objetos, apresentada na exposição virtual "Entre-atos nunca entrevista (LIVE)", no dia 11 de novembro de 2020, promovido pelo arte coletivos conexões (Acocoré). 

2020. Águas , apresentada na exposição virtual "Do outro lado da rua", no dia 14 de novembro de 2020, promovido pelo arte coletivos conexões (Acocoré). 

2020. Luto e desbunde , apresentada na exposição virtual "Repetir-repetir", no dia 21 de novembro de 2020, promovido pelo arte coletivos conexões (Acocoré). 

2020. Corpos projetados , apresentada na exposição virtual "Astrolábio de sete faces (6ª face)", no dia 28 de novembro de 2020, promovido pelo arte coletivos conexões (Acocoré). 

2020. Ter-a-pia , apresentada na exposição virtual "Enquanto isso na pia", no dia 05 de dezembro de 2020, promovido pelo arte coletivos conexões (Acocoré). 

2020. Queima de Arquivo, apresentada na exposição virtual "Entre-Atos nunca entrevista", no dia 09 de dezembro de 2020, promovido pelo arte coletivos conexões (Acocoré). 

2020. O que guarda?, apresentada na exposição virtual "Galinho", no dia 12 de dezembro de 2020 , promovido pelo arte coletivos conexões (Acocoré). 

2020. Melancia cortada, apresentada na exposição virtual "Vai ter Ceia?" No dia 19 de dezembro de 2020, promovido pelo arte coletivos conexões (Acocoré). 

2019. Percursos Rurais e Urbanos. FRESTA na Feira do Livro mostra Audiovisual, promovida pelo curso de artes visuais do ILA da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).  

2019. Paisagememória. Exposição ANTE VER TER - Mostra de Vídeoarte, integrando a 17º semana dos museus. promovida pelo Programa de pós-graduação em Artes Visuais (CEARTE-UFPEL) e Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo. 

2019. Paisagem Memória II (cartão postal). Exposição PARQUE LONGE: Exposição de arte postal, integrando a Feira Tijuana no Rio de Janeiro. promovida pela EAV e Biblioteca do Parque Lage. 

2019. as coisas não ditas, exposição individual oriunda a dissertação feita no PPGAVI, local A SALA do CEARTE-UFPel. 2019. Diversas.

2019. In Memoriam João Bosco B., 4º Fresta - Mostra Audiovisual, promovido pelo Instituto de Letras e Artes da FURG, Rio Grande - RS. 

2018. Mandiocal, II Deslocc as paisagens cotidianas-Descansar e Resistir, promovido pelo grupo de pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas-Deslocc (CNPq/UFPel) e pela disciplina Paisagens cotidianas... do PPGAV CA/UFPel, Pelotas-RS, o trabalho é vinculado a pesquisa em poéticas visuais orientada por Eduarda Azevedo Gonçalves. 

2018.Escalda Pés, II Deslocc as paisagens cotidianas-Descansar e Resistir, promovido pelo grupo de pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas-Deslocc (CNPq/UFPel) e pela disciplina Paisagens cotidianas... do PPGAV CA/UFPel, Pelotas-RS, o trabalho é vinculado a pesquisa em poéticas visuais orientada por Eduarda Azevedo Gonçalves. 2018. Performance.

2018. Paisagem Memória, Deslocc as paisagens cotidianas-Descansar e Resistir, promovido pelo grupo de pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas-Deslocc (CNPq/UFPel) e pela disciplina Paisagens cotidianas... do PPGAV CA/UFPel, Pelotas-RS, o trabalho é vinculado a pesquisa em poéticas visuais orientada por Eduarda Azevedo Gonçalves. 

2018. Voz e Matéria, mostra de arte no Fashion Revolution Pelotas | Feira Criativa, à convite de Nathalia Grill, curadora e organizadora do evento, Pelotas-RS, o trabalho é vinculado a pesquisa em poéticas visuais orientada por Eduarda Azevedo Gonçalves.

2018. Percurso Rurais e Urbanos - Exposição Paisagens Ecosóficas no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), promovido pela disciplina Poéticas audiovisuais: dispositivos ecosóficos do PPGAV CA/UFPel sob orientação do Prof. Claudio Tarouco, Pelotas-RS, o trabalho é vinculado a pesquisa em poéticas visuais orientada por Eduarda Azevedo Gonçalves e na FRESTA, mostra Audiovisual, promovida pelo curso de artes visuais do ILA da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 

2018. Mulheres Contra o Fascismo, na exposição 'Artista em Trabalho' da artista Nathália Grill promovido pelo Programa de Pós-Graduação e Artes Visuais CNPQ/UFPel e sob curadoria de Helene Sacoo e Nádia Senna, apresentada no dia 27 de setembro de 2018 no CEHUS/UFPel. 

2018. Avó. Dentro do livro 'PRÓXIMA PÁGINA', publicação artística coletiva. Realizada por edital, contou com a participação de mais de 40 artistas. 

2018. O que é Daqui? Processos e Trajetos. apresentada na exposição Tempos de Resistência do Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais (PPGAV). o trabalho é vinculado a pesquisa em poéticas visuais orientada por Eduarda Azevedo Gonçalves. 

2018. Perfor(mar). apresentada na exposição Tempos de Resistência do Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais (PPGAV). o trabalho é vinculado a pesquisa em poéticas visuais orientada por Eduarda Azevedo Gonçalves. 

2018. Avó. na exposição Tempos de Resistência do Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais (PPGAV). o trabalho é vinculado a pesquisa em poéticas visuais orientada por Eduarda Azevedo Gonçalves. 

2017. Performance 'Dança para Kazuo Ohno' em abertura do VI SPMAV promovido pelo PPGAV (Programa de pós-graduação em artes visuais) e Centro de Artes da UFPel.  

2017. videoarte 'ARTE ROLÁ NO BUZÃO' em III SIEX promovido pelo PPGAV (Programa de pós-graduação em artes visuais) e Centro de Artes da UFPel, realizado junto com o Grupo DESLOCC. 

2017.  Corpo em Trânsito, videoperformance exposta no [2n]cômodo, mostra de arte contemporânea promovido pelo Centro de Artes da UFPel e Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas. 

2017.  Dança para Kazuo Ohno, performance apresentada no Sarau de inauguração do Ágorat. 

2017.  O que é daqui? Procesos e Trajetos, perfromance apresentada no Planeta Verde com Grafite promovido pelo Hello Hostel e no projeto criar na cidade 2º Edição promovido pela Secretaria de Cultura da Cidade de Pelotas sob financiamento do Procultura. 

2017.  Intolerância do Corpo, videoperformance exposta no Fresta: Mostra de audiovisual e na feira do livro, promovido pelo Curso de Artes Visuais da FURG e Secretaria Municipal de Cultura de Rio Grande. 

2013. Voz e Matéria, convite de apresentação na exposição Casa da Alice.  

2013. Morte aos Assassinos. Apresentada no 1º festival de verão da diversidade, promovido pelo Núcleo de Arte Linguagens e Subjetividade (NALS). 

2013. Fêmeo parte II, Selecionado para participar do III Circuito Regional de Performance BODEARTE; selecionado a participar do Ruído e Gesto: ação&performance na FURG